"Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência."
Carl Rogers
É a idealizadora do Programa Xadrez das Habilidades. Como mãe, sempre procurou motivar os filhos a realizarem atividades que estimulassem habilidades que pudessem contribuir com o desenvolvimento em uma visão integral da Educação, assim como contribuiu com a formação de milhares de estudantes ao longo dos anos de sua prática docente, por meio de seu trabalho em Instituições Educacionais:
Escola Morumbi - implantação do curso de xadrez na grade curricular em todas as unidades;
Saint Paul's School;
St. Nicholas School - unidade Alphaville;
SESI-SP - Assessoria e Consultoria à rede no estado de São Paulo; dentre outras, além de atendimentos particulares e outras ações;
Dayse é Psicóloga Clínica, com sólida formação e atuação interdisciplinar. É especialista em Neurociência Aplicada à Educação - pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), com formação em Transtornos de Ansiedade e em Transtorno do Controle Impulso e Dependências Comportamentais, ambos pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Também possui formação internacional em The Psychology of Emotions, pela University of Cambridge, e é Licenciada em Pedagogia, o que enriquece sua atuação no contexto educacional.
Além da psicologia, Dayse tem uma forte ligação com o xadrez: é árbitra oficial registrada na FIDE – Federação Internacional de Xadrez, e foi vice-presidente escolar da FPX – Federação Paulista de Xadrez, por dois biênios consecutivos. Seu interesse pelas estratégias cognitivas do jogo dialoga diretamente com sua prática clínica e educacional.
Atualmente, continua investindo em formações complementares e atuando com foco no bem-estar emocional, no desenvolvimento humano e na educação.
Conquistou inúmeros títulos nacionais (7x campeão absoluto) e internacionais no xadrez. Giovanni foi o enxadrista que atingiu o maior rating (2660) da história do Brasil.
Giovanni, Bacharel em Direito, advogou por um tempo, mas foi no mercado financeiro que se encontrou. Possui especialização em Finanças pela FGV - Faculdade Getúlio Vargas, possui certificações como o CFA e, nas horas vagas, contribui com a parte técnica e de exatas desse Programa.
Mais do que a aquisição de novos repertórios, valorizamos a formação de indivíduos críticos e reflexivos, capazes de identificar problemas e propor soluções com criatividade, liberdade, segurança e responsabilidade.
Acreditamos em um processo educativo que conecta passado, presente e futuro. Ações bem fundamentadas no passado conferem significado ao presente e sustentam a construção de futuros mais promissores, com amplas possibilidades e desenvolvimento de potencialidades.
Nesse contexto, reconhecemos o valor de práticas consistentes, como o Xadrez das Habilidades, e recomendamos sua aplicação com frequência, metodologia estruturada e didática intencional, para garantir a efetividade no desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos participantes.
Promover práticas que contribuam de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de todos os envolvidos. Acima de tudo, buscamos fomentar o bem-estar, a inclusão e a qualidade de vida, por meio de experiências que valorizem o ser humano em sua totalidade.
Metodologia própria com base científica
Nossa abordagem didático-pedagógica é fundamentada em estudos com respaldo científico, integrando princípios da modelagem comportamental, frequência sistemática, generalização de aprendizagens e desenvolvimento da metacognição. Essa metodologia visa não apenas à aquisição de conhecimentos, mas também à promoção do bem-estar emocional e cognitivo dos aprendizes.
Valorizamos práticas que colocam o sujeito no centro do processo educativo, favorecendo a autonomia, o prazer em aprender e a interação significativa com os outros. Acreditamos que o verdadeiro aprendizado acontece quando o indivíduo se reconhece como protagonista de sua trajetória.
Nossos pilares conceituais são a Pedagogia, a Psicologia e a Neurociência, cujos aportes teóricos e práticos sustentam a construção de experiências educativas integradas, inclusivas e transformadoras.
O Xadrez das Habilidades configura-se como uma estratégia pedagógica que favorece a aprendizagem de maneira lúdica e, simultaneamente, inclusiva, ao promover o desenvolvimento de competências associadas às Funções Executivas (FEs). Por meio de experiências estruturadas, busca-se estimular no sujeito o sentimento de pertencimento e a construção coletiva do conhecimento, aspectos fundamentais para o fortalecimento da autoestima, do senso de agência e da autorregulação.
Tais vivências visam fomentar a consciência das próprias potencialidades, bem como desenvolver o pensamento crítico e a responsabilidade pelas próprias ações. Além disso, o programa enfatiza a inter-relação entre pensamentos, emoções e comportamentos, ancorando-se em fundamentos da neurociência que evidenciam a base neurobiológica desses processos.
Assim, o Xadrez das Habilidades apresenta-se como uma ferramenta valiosa para a promoção do desenvolvimento integral, contribuindo para a formação cognitiva, emocional e social dos participantes.