Educação

Xadrez das Habilidades: um recurso a serviço da Educação Integral, que promove aprendizagens além das 64 casinhas do tabuleiro. Com Metodologia e Didática próprias, promove conhecimentos que favorecem o protagonismo do estudante nos processos que envolvem aprender: a conhecer, a fazer, a conviver e a Ser, por meio de vivências focadas no estímulo de habilidades que compõem as FEs - Funções Executivas.

EDUCAÇÃO: elemento fundamental na promoção da Inclusão e do respeito às diferenças. Partindo do princípio de que direitos não são privilégios, defendemos Educação de qualidade para TODOS, assim como acesso aos recursos que contribuem com estímulos alinhados com a Educação Integral.

A Educação pode ocorrer em vários contextos e de várias formas - dependerá, basicamente, da Intencionalidade, da Metodologia e da Didática. Se trata de um processo gradativo e contínuo que foca no desenvolvimento e aquisição de habilidades, conhecimentos, valores e atitudes essenciais para o crescimento e desenvolvimento pessoal, assim como para a construção de sociedades mais justas e igualitárias - com foco no princípio da equidade.

A Educação envolve aspectos como: Ensino & Aprendizagem, Metodologia & Didática. Tem como foco gerar conhecimentos que podem ser avaliados - quantitativa ou qualitativamente. E, se necessário, por meio dos resultados das avaliações, é possível elaborar estratégias pedagógicas que promovam a aprendizagem adequada de certo conteúdo/conhecimento.

Sabendo que a Educação se faz por meio do Ensino & Aprendizagem, é preciso saber como se dão os processos que envolvem as características inerentes às fases do desenvolvimento humano, assim como compreender os mecanismos cerebrais envolvidos na formação e evocação de Memórias e de certos tipos de Aprendizagens. Pois, por meio destas compreensões e de estudos embasados em evidências científicas, é possível eleger um recurso e saber como melhor manejá-lo para se atingir objetivos de curto, médio e longo prazos. Já diziam que, qualquer objeto tem potencial de se tornar um instrumento e sua finalidade dependerá da intencionalidade de quem o maneja. Ou seja, um instrumento pode gerar benefícios ou prejuízos.

Nesse sentido, há quase duas décadas, o jogo de xadrez se tornou um recurso que visa estímulos que contribuem com o desenvolvimento integral, nas mãos da especialista em Neurociências Aplicada à Educação, pela FCMSCSP - Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo e Psicologa em formação, Dayse Lemos, e vem sofrendo adequações ao longo dos anos, conforme as necessidades de cada grupo.

O Xadrez das Habilidades é um recurso promissor nas mãos de quem se dispõe a manuseá-lo, já contribuiu com a formação de milhares de estudantes atualmente - (muitos bem sucedidos nos aspectos pessoal, acadêmico e profissional) e segue contribuindo por meio de ações não focadas na hipercompetitividade e reprodução de técnicas memorizadas sem o real entendimento do que está fazendo e de como "a" se relaciona com "b".

EDUCAÇÃO INTEGRAL: no meio acadêmico científico, acredita-se que o modelo adequado de Ensino & Aprendizagem deve se sustentar em pilares que promovam a Educação Integral de cada estudante - independente de seu desenvolvimento ser considerado típico ou neuroatípico.

A integralidade - ou seja, os vários aspectos que constituem o indivíduo, pode ser beneficiada quando, por exemplo, há superação da simples transmissão de conteúdos. Pois, a aprendizagem significativa embasa-se na intencionalidade e na produção de conhecimentos que, além de fazer sentido ao estudante, também possibilita a aplicação desses conhecimentos em outras áreas da vida.

Nesse sentido, o Xadrez das Habilidades tem em sua essência o olhar atento na promoção de vivências temáticas que podem gerar benefícios aplicáveis e replicáveis para além do tabuleiro e dos muros da escola - contribuindo assim, com o processo de Metacognição, de Controle Inibitório, de Flexibilidade Cognitiva. Favorecendo assim, o desenvolvimento integral de cada estudante, de maneira a respeitar as características, de cada fase, inerentes ao desenvolvimento humano, assim como os aspectos relativos às subjetividades.

Por meio de intervenções de cunho psicoeducativas, pretende-se fomentar o entendimento da relação dos processos neurobiológicos com os pensamentos, emoções e comportamentos. Promovendo assim, estratégias que vão ao encontro do reconhecimento e autorregulação de emoções inatas, principalmente, com valências negativas que podem desencadear comportamentos de defesas primitivas que dificultam as aprendizagens e, podem até, prejudicar a saúde mental.

Leis do Xadrez

As regras não mudam conforme o público. Mas, a maneira como se transmite deve ser adequada ao repertório, características e a fase do desenvolvimento do aprendiz. E, essa adequação não afetará a essência do xadrez.

- Dayse Lemos

Veja quais são as regras básicas oficiais do rei dos jogos designadas pela FIDE – Federação Internacional de Xadrez