Sobre Nós

Nosso Início

"Por aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência."

Carl Rogers

Dayse Lemos


É a idealizadora do Programa Xadrez das Habilidades. Como mãe, sempre procurou motivar os filhos a realizarem atividades que estimulassem habilidades que pudessem contribuir com o desenvolvimento em uma visão integral da Educação, assim como contribuiu com a formação de milhares de estudantes ao longo dos anos de sua prática docente, por meio de seu trabalho em Instituições Educacionais:

Escola Morumbi - implantação do curso de xadrez na grade curricular em todas as unidades;
Saint Paul's School;
St. Nicholas School - unidade Alphaville;
SESI-SP - Assessoria e Consultoria à rede no estado de São Paulo; dentre outras, além de atendimentos particulares e outras ações;

Dayse é especialista em Neurociência Aplicada à Educação, pela FCMSCSP - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Psicóloga - em fase final da especialização em TCC - Terapia Cognitivo Comportamental, já com especialização em Transtornos Ansiosos - pelo IPq-HC-FMUSP, em Transtornos do Impulso - Manole/IPq HC FMUSP, em The Psychology of Emotions - pela University of Cambridge, é Licenciada em Pedagogia, árbitra de xadrez com registro na FIDE – Federação Internacional de Xadrez, está no segundo biênio como vice-presidente escolar na FPX – Federação Paulista de Xadrez, além de outras formações.

Grande Mestre
Giovanni Vescovi

Conquistou inúmeros títulos nacionais (7x campeão absoluto) e internacionais no xadrez. Quando criança, foi considerado pela mídia o menino prodígio dos anos 80. Giovanni foi o enxadrista que atingiu o maior rating (2660) da história do Brasil.

Giovanni, Bacharel em Direito, advogou por um tempo, mas foi no mercado financeiro que se encontrou. Possui especialização em Finanças pela FGV - Faculdade Getúlio Vargas, possui certificações como o CFA e, nas horas vagas, contribui com a parte técnica e de exatas desse Programa.

Valores

Além da aquisição de novos repertórios, valorizamos o indivíduo crítico que saiba reconhecer um problema e que tenha a capacidade, a criatividade, a liberdade e a segurança para propor uma ou mais soluções. Nesse sentido, o passado, o presente e o futuro estão juntos. Pois, valorizamos ações predecessoras bem elaboradas que dão sentido ao presente, que sustentem futuros repletos de boas possibilidades e potencialidades.

Acreditamos em ações predecessoras
Recomendamos a prática do Xadrez das Habilidades
Sugerimos frequência, metodologia e didática adequadas

Missão

Promover uma prática que pode contribuir com a evolução de TODOS nas áreas cognitiva, emocional e social. E, acima de tudo, proporcionar bem-estar, inclusão e qualidade de vida.

Metodologia

Metodologia própria. Por meio de estudos com evidências científicas, nossa didática é apoiada em uma metodologia com modelação, frequência, generalização e metacognição – visando a promoção de aprendizagens e bem-estar. Valorizamos, principalmente, ações que tornem o aprendiz protagonista de sua aprendizagem, assim como sinta prazer em aprender e estar com as pessoas que fazem parte desse processo. Temos como pilares a Pedagogia, a Psicologia e a Neurociência.

Acreditamos que o Xadrez das Habilidades contribui com a aprendizagem e reforço de conteúdos programáticos escolares, de forma lúdica, assim como promove a inclusão, pois valoriza o trabalho voltado ao estímulo de habilidades que compõem as FEs - Funções Executivas. Por meio das vivências elaboradas, pretende-se despertar no aprendiz o sentimento de pertencimento, de construção conjunta – e, com isso, promover a consciência de capacidade, de potencialidades, de senso crítico e de responsabilidade por suas ações, assim como evidenciar que pensamentos, emoções e comportamentos têm relação direta com processos neurobiológicos. O Xadrez das Habilidades é um recurso que agrega valor ao desenvolvimento Integral de quem participa.